Ortopedia Pediátrica: Conheça a importância desta especialidade.

A Ortopedia Pediátrica é uma subespecialidade ortopédica que lida com a Prevenção e o Tratamento de Distúrbios Musculoesqueléticos em crianças.

Visando o futuro e tendo o conhecimento de que muitos problemas ortopédicos do adulto surgem na infância, a Ortopedia Pediátrica está presente em todas as fases do desenvolvimento e também abrange os traumas e fraturas que acometem a criança e o adolescente.

Sendo assim, consegue acompanhar com base em um processo dinâmico e em uma evolução normal todas as fases de crescimento e desenvolvimento da criança, que compreende o período de gestação, nascimento, desenvolvimento infantil, adolescência  chegando a maturidade músculo-esquelética do adulto.

Nas consultas, acompanha-se  o desenvolvimento da marcha, a formação dos pés, joelhos, tornozelos e quadris e a postural da coluna com o crescimento.

Além disso, dá-se o atendimento e o suporte à crianças com doenças congênitas e , também, associadas à síndromes genéticas e de formação. Proporcionando, após o  diagnóstico, tratamentos tanto por uso de aparelhos gessados, palmilhas e órteses, assim como, cirurgias ortopédicas.

Alguns exemplos, tratados pelo ortopedista pediátrico: Pé Torto Congênito, Pé Plano Rígido, Coalisão Tarsal, Displasia do Desenvolvimento do Quadril, Doença de Legg-Calvé- Perthes, Descolamento Epifiísário da Cabeça do Fêmur, Geno Varo e Valgo, Doença de Blount, Luxação Congênita do Joelho, Sindacitilias e Polidactilias, Torcicolo Congênito, Fraturas Pediátricas, Lesões Fisárias, Barra Óssea, entre outras patologias.