Itaquera terá 1º Simulado de Catástrofe organizado pelo Hospital Santa Marcelina

Nos dias 1 e 2 de setembro o Hospital Santa Marcelina de Itaquera realizará o “1º Simulado de Catástrofe Santa Marcelina”.

O evento tem o intuito de aprimorar o treinamento e otimizar a resposta das equipes do hospital  no atendimento a catástrofes e incidentes com múltiplas vítimas, buscando sempre a excelência no atendimento à população e assumindo o papel de hospital de referência, terciário e de ensino.

Com a realização desse Simulado a intenção é capacitar equipes para atendimento à múltiplas vítimas, por meio de aplicação prática de conceitos, para promover o aprimoramento de cada serviço e acima de tudo o trabalho entre equipes, contribuindo para uma assistência segura e integral” afirma o Dr. Mário Fuhrmann Neto – Coordenador do Simulado

A parte teórica do Simulado terá início no dia 1 de setembro às 8h na FASM Itaquera, com palestras que têm o objetivo de informar os participantes sobre o conceito de “Catástrofe”, de que forma acontece o fluxo de atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar, além de pontos importantes que se deve saber sobre como atuar em situações de incidentes com múltiplas vítimas.

Já a parte prática acontecerá no dia 2 de setembro na Av. Professor Engenheiro Ardevan Machado (próximo a Arena Corinthians e a FATEC Itaquera) e simulará um acidente entre um ônibus e um automóvel de passeio. As vítimas receberão o atendimento em loco pelas equipes de atendimento pre-hospitalar e em seguida serão socorridas ao pronto socorro do  Hospital e a UPA, conforme sua gravidade, onde então através de um plano de contingencia receberão tratamento adequado.

O “1º Simulado de Catástrofe Santa Marcelina”, que será um dos maiores já realizados na Zona Leste é o primeiro que acontecerá em Itaquera, contará com mais de 300 pessoas, entre médicos, enfermeiros, estudantes ,bombeiros, socorristas e os voluntários que vão passar por vítimas; além de recursos como ambulâncias, viaturas de bombeiros, policia Militar, SAMU e CET

Parceiros
• FASM – Faculdade Santa Marcelina.
• APS – Atenção Primária a Saúde Santa Marcelina.
• Prefeitura Regional de Itaquera.
• Corpo de Bombeiros.
• Polícia Militar.
• GRAU Grupo de Resgate e Atenção a Urgências.
• SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Serviço
1º Simulado de Catástrofe Santa Marcelina
Conteúdo teórico
Dia 1/09/2017 – sexta-feira
Horário: das 8h às 11h50
Local: FASM Itaquera – Rua Cachoeira Utupanema, 40 – Itaquera

Simulado
Dia 2/09/2017 – sábado
Horário: das 10h às 12h
Local: na Av. Professor Engenheiro Ardevan Machado (próximo a Arena Corinthians e a FATEC Itaquera).