• Nossa missão é cuidar de você <br />
  • Nossa missão é cuidar de você <br />

Voluntariado

O Hospital Santa Marcelina, desde o início da sua construção, conta com o apoio e a participação de voluntários da comunidade, no intuito de colaborar na obtenção de recursos para a concretização desta obra. Diversos trabalhos sociais como bazares, festas e feiras foram realizados para alcançar o objetivo.

O Hospital também sempre se preocupou com o apoio espiritual de seus pacientes, que é importantíssimo para o equilíbrio psíquico, pois dá a ele a calma e a paz que lhe são tão necessárias. Para tanto, conta com o apoio das Irmãs Marcelina, de voluntários da Pastoral da Saúde e duas capelas assistida por padres.

Em 1999, o Grupo de Apoio e Assistência aos Renais Crônicos Vera Morganti – GAARC, deu início a um trabalho voluntário na Hemodiálise e tinha por finalidade oferecer, através de voluntárias, apoio solidário aos pacientes, procurando sempre colaborar para a melhoria da qualidade do serviço prestado. Em 2000, estendeu-se o trabalho para o setor de Oncologia.

Evolução

Reconhecendo-se a colaboração que o voluntário, inicialmente na base do esforço individual e de pequenos grupos, a diretoria do hospital sob a gestão de Irmã Lina Maria Ambiel, sugeriu a criação de uma equipe de coordenação, com a denominação de Toque Voluntário, o que se deu em 2002.
A partir desta data, coube à coordenação imprimir novas diretrizes às atividades dos voluntários, tornando-as mais amplas, mais eficientes e de maior qualidade os trabalhos desenvolvidos pelo grupo.
Com a admissão de novos voluntários, os trabalhos existentes foram ampliados e o departamento inicialmente criado com 55 pessoas, aperfeiçôo seus métodos de trabalho, ampliando suas áreas de atuação. Hoje o cenário é outro, maior e mais estruturado, a área conta com mais de 150 voluntários e diversas linhas de atuação, submetidas às leis, aos regulamentos e às normas vigentes no Hospital Santa Marcelina.

Centrado em valores humanitários e cristãos, busca através do trabalho voluntário, promover o bem-estar de todos, procurando aprimorar-se constantemente com o intuito de garantir a qualidade e beneficiar mais pessoas.

Missão

Cooperar com os ideais humanitários do Hospital Santa Marcelina, norteados pela constante busca da qualidade, participando de suas ações sociais e de saúde e trabalhando para o bem-estar de todos.

Valores

Amor ao próximo
Ética
Respeito às diferenças
Transparência
Profissionalismo

O que significa ser um Voluntario?

É a pessoa que, motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu TEMPO, TRABALHO E TALENTO a uma obra social, visando o bem comum. Para que o seu trabalho voluntário possa fazer a diferença, ele precisará ter qualidade, ser exercido com prazer, visando uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas sim eficiente.

Ser Voluntário é ter:

Na cabeça,a idéia e a convicção de que vale a pena.
Nos olhos, enxergar a presença de Deus nas pessoas e no mundo.
Nos ouvidos, ter tempo para dar atenção e ouvir as pessoas.
Na boca, palavras de conforto. Incentivar a fé e o sorriso.
Nos braços, força e luta para fazer o bem.
Nas mãos, solidariedade, a partilha e a acolhida.
Nos pés, capacidade de desinstalar-se, sair do conforto e ir em busca.
No coração, o amor pelo Cristo e pelos irmãos.

Informações:
Telefone: (11) 2524-9299
E-mail: voluntariado@santamarcelina.org