• Nossa missão é cuidar de você <br />
  • Nossa missão é cuidar de você <br />

Humanização

A HUMANIZAÇÃO perpassa, vivifica e caracteriza a Missão, a Visão e os valores do Complexo Santa Marcelina : é seu modo e razão de ser.

O HUMANIZASUS e o HUMANIZASANTA são políticas respectivamente públicas e institucionais que atravessam e transversalizam as diferentes ações e instâncias gestoras, assistenciais e usuárias nos processos de saúde.

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores,trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder,trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Um SUS humanizado é aquele que reconhece o outro como legítimo cidadão de direito e de fato e valoriza os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde.

Um SANTA MARCELINA humanizado é aquela instituição que tem consciência de estar a serviço da pessoa humana seja usuário, colaborador, gestor ou membro da comunidade para contar e colaborar com o protagonismo de todos no cultivo e desenvolvimento de todas as dimensões que contribuem para produzir sua saúde integral.

O HUMANIZASANTA tem seu ícone na Pessoa de Jesus Cristo que oferece ao mundo a força mais humanizante de todos os tempos: o AMOR OBLATIVO QUE SALVA.

“O essencial é invisível aos olhos…
Só se vê bem com o coração

Saint Exupéry

Informações:
E-mail: humanizacao@santamarcelina.org