Diagnóstico por Imagem

O setor de Diagnóstico por Imagem é composto pelas áreas de radiologia, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, imagens de mama e ressonância magnética. Os clientes do Hospital Santa Marcelina podem contar com a experiência de profissionais especializados, com completa infraestrutura, além de recursos tecnológicos avançados.

Alguns procedimentos realizados pelo setor:

Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética consiste num método avançado de diagnóstico por imagem. O exame é diferente da radiologia e da tomografia computadorizada, pois não utiliza radiação ionizante (raios-X) e sim um forte campo que permite retratar imagens de alta definição dos órgãos do corpo. O procedimento não causa desconforto ao paciente, sendo necessário apenas que se permaneça imóvel durante o exame. O procedimento não apresenta contra-indicações, exceto aos portadores de marca-passos cardíacos e materiais que possam sofrer indução eletromagnética.

Tomografia Computadorizada
A Tomografia Computadorizada consiste numa evolução dos métodos radiológicos convencionais. Nela, as imagens captadas por meio de raios-X são transferidas aos computadores e manipuladas para se obter imagens diagnósticas com grande precisão.

Mamografia
A mamografia utiliza-se da emissão de raios-X para detectar alterações no tecido mamário, inclusive aqueles não perceptíveis no auto-exame. Sua maior indicação é para o diagnóstico de câncer de mama. A mamografia é fundamental para identificar a doença no estágio inicial.

Ultrassonografia
Método que aproveita o eco produzido pelo som para delinear as formas das estruturas internas do corpo. As ondas de som refletidas são traduzidas graficamente por computadores em tempo real. É muito utilizada na área de ginecologia e obstetrícia, medicina interna e análise de pequenas partes.

Densitometria
Método para se medir a densidade óssea, comparando-a com os padrões para a idade. Técnica eficaz para o diagnóstico da osteoporose, bem como o monitoramento da progressão e da eficácia do tratamento aplicado.
É feito com um aparelho capaz de medir a massa e a resistência óssea, reduzindo desta forma, os riscos de fratura.

Radiologia Geral
A mais antiga técnica de diagnóstico por imagem, sendo a mais utilizada até hoje. As imagens são obtidas quando raios-X projetados pelo aparelho atravessam a área do corpo a ser examinada e impressionam um filme fotográfico específico.

Urografia Excretora
Frequentemente é o exame radiológico inicial em casos de dores nas vias urinárias, hematúria, infecção do trato urinário, obstrução aguda, massas renais, urolitíase, nefrocalcinose e anormalidades congênitas. Este exame proporciona informações anatômicas essenciais e demonstra a função de todo o trato urinário.

Informações:
Rua Harry Danherberg. 473 – Itaquera
Horário: Segunda a Sexta – feira, das 7h ás 16h – Sábado, das 7h ás 12h
Para doação de plaquetas é necessário agendar.
Telefone: (11) 2523-0546