Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Marcelina atende diversas especialidades cirúrgicas desde cirurgias de baixa complexidade até transplantes renais (inter-vivos), medula óssea e tratamentos avançados de câncer, sendo referência para cirurgias de alta complexidade regional e outros estados. Tem a capacidade para atendimento de 1.200 cirurgias por mês, das quais 80 % são de média e alta complexidade.

Dispõe de uma ampla área física com 20 salas cirurgias de acordo com as recomendações técnicas, com tecnologia e recursos avançados e profissionais altamente qualificados para atender diversas especialidades cirúrgicas. A estrutura interna do Centro Cirúrgico oferece serviços de apoio ao atendimento dos pacientes como:

Sala de Recepção dos Pacientes: destinado para primeiro atendimento do paciente no Centro Cirúrgico, permitindo a avaliação da equipe cirúrgica, (cirurgiões, anestesistas e enfermagem), sendo possível através do check-list pré – operatório, a confirmação dos requisitos necessários para uma cirurgia segura.

– Sala de Engenharia Clínica: local destinado para o controle e distribuição dos equipamentos, com atuação de uma equipe direcionada a assistência das salas de cirurgia, para melhor acompanhamento e suporte técnico a equipe cirúrgica.

Equipe de Radiologia: dispomos de uma equipe com técnicos qualificados para o manuseio de equipamentos de radiologia com revelação de imagens, muito utilizado no intra – operatório.

Laboratório: dispomos de profissionais e equipamentos próprios no Centro Cirúrgico, para a realização de exames com a finalidade de diagnóstico imediato, para atendimento de situações emergenciais no intra- operatório.

Laboratório de Anatomia Patológica: dispomos de uma sala preparada com médico patologista presente e toda aparelhagem, para realização de cortes de congelação, permitindo a equipe cirúrgica informações que ajudarão a equipe a decidir qual melhor procedimento a ser adotado.

Sala de Recuperação Anestésica: instalada no centro da unidade, com 22 leitos destinados para atendimento dos pacientes no intra-operatório imediato, o que permite uma melhor assistência da equipe no período pós- operatório, até que os pacientes possam ter condições de alta e encaminhamento à unidade de internação.

Central de Materiais e Esterilização (CME): localizada no mesmo bloco, unidade destinada para recepção, preparo, esterilização, guarda e distribuição de materiais esterilizados, com estrutura altamente equipada, recursos e testes de qualificação que atestam a qualidade dos processos e segurança do paciente. Além disso, dispomos de uma sala de apoio no centro da unidade cirúrgica para o armazenamento de materiais estéreis que permite um atendimento imediato as salas de cirurgia, nos casos de urgência.

O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Marcelina destaca as suas boas práticas assistenciais o desenvolvimento de protocolos cirúrgicos visando à segurança do paciente, aplicados antes, durante e após as cirurgias. Estes protocolos são seguidos a rigor conforme normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, para um atendimento com qualidade e humanização. Esses procedimentos envolvem o paciente desde agendamento cirúrgico, admissão do paciente na unidade de internação, entrada e saída do Centro Cirúrgico, seguindo um fluxo de atendimento diferenciado. Aplica-se na fase pré- operatória um check-list certificando- se de todos os requisitos necessários para uma cirurgia segura, como a identificação do paciente, tipo de cirurgia, local certo da cirurgia, exames necessários e outros. Na admissão do paciente na sala de cirurgia aplica- se outro check-list, (TIME- OUT), adotando as boas práticas antes da indução anestésica, antes do início da cirurgia e antes do término da cirurgia, com responsabilidade, garantindo a segurança dos nossos pacientes.