Hospital Santa Marcelina – Itaquera

Na data da inauguração, o Hospital Santa Marcelina contava com 150 leitos, um pequeno laboratório de análises clínicas, uma sala de parto, duas salas de cirurgias e duas salas de emergência. Como recursos humanos, contava com sete médicos, 30 funcionários e 20 irmãs, sendo que elas executavam a maior parte dos serviços, além de cuidar dos doentes. Enquanto se construía o Hospital, a Congregação preparou as Irmãs que nele atuariam, profissionalizando-as na administração, enfermagem, serviços técnicos, medicina, etc.

Hoje, a Instituição é referência de atendimento para casos de média e alta complexidade. Tem mais de 742 leitos para atendimento ao Sistema Único de Saúde, convênios e particulares, sendo mais de 117 leitos voltados à terapia intensiva em estrutura comparável aos melhores centros médicos do país. Ainda oferece transplantes de órgãos, medula óssea e tratamentos avançados de câncer. É também importante centro de ensino e pesquisa mantendo 42 programas de Residência Médica e de especialização.

A maternidade conta com acomodações em suítes especiais com hotelaria completa, apartamentos e enfermaria. O setor obstétrico dispõe de um moderno centro cirúrgico e centro obstétrico, além dos recursos de diagnósticos (ultra-som, tomografia, cintilografia, ressonância magnética, entre outros).

São mais de 4.000 colaboradores e cerca de 1 mil médicos cadastrados no Corpo Clínico. Por ano, são realizados mais de: 150 mil atendimentos no pronto socorro, 25 mil internações, 14 mil cirurgias, 2 mil partos, 3 milhões de exames e 400 mil atendimentos ambulatoriais. Além de transplantes de medula óssea e rim nas 17 salas distribuídas em nosso Centro Cirúrgico.

Outras estruturas da instituição:

  • Brinquedoteca localizada na área de internação da pediatria, com o objetivo de oferecer um ambiente alegre e saudável para as crianças internadas, cujas enfermidades não apresentem risco de contágio
  • Cafeterias e restaurantes
  • Estacionamentos
  • Mini Shopping
  • Capelas

Informações:
Hospital Santa Marcelina – Itaquera
Rua: Santa Marcelina, 177
Telefone: (11) 2070-6000